Carregar...

Casamentos, Eventos e Festas

Sobre a Quinta

Trata-se de uma vasta área dedicada ao prazer dos sentidos, integrada na Região Vitícola de Bucelas, beneficiando da envolvência da mata do Paraíso e da ribeira de Alpriate e potencializada pelos cuidados jardins e pelo preservado espaço rural.

Após o terramoto de 1755, com a destruição quase completa da cidade de Lisboa, alguns nobres procuraram refúgio na vila de Vialonga, onde adquiram terras e construíram os seus palácios. Muitas destas quintas conheceram um relativo esplendor durante o Antigo Regime até ao século XIX, especialmente devido a sua notável arquitectura. Entre estas quintas, destaca-se a Quinta do Serpa como um excelente exemplo da arquitectura civil do século XVIII, demonstrando as suas linhas sóbrias todo o carácter da senhorial casa antiga portuguesa.

A casa terá sido mandada construir pelo 5.º Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Francisco Miguel António de Mendonça, cujo apelido sugere a sua familiaridade com os duques de Loulé, que são apontados como sendo os proprietários da quinta, ainda em meados do século passado.

A partir da secular casa, foram edificados, entre outros, o lagar, a adega e os armazéns. Tudo em razão das características agrícolas da quinta, ainda hoje expressivamente vincadas nas muitas alfaias agrícolas que ali fizeram história e no actual espaço com aproveitamento rural.

A casa senhorial apresenta hoje dois amplos salões distribuídos pelos seus dois pisos autónomos, dispondo de acessos independentes, mas ambos feitos a partir do deslumbrante pátio com piso em calçada portuguesa que, por sua vez, desemboca num agradável jardim onde se destacam centenárias e frondosas árvores.

A Quinta dispõe ainda de um outro salão edificado em absoluto respeito pela arquitectura secular da quinta e que, pela sua dimensão, está vocacionado para a realização de grandes eventos.

Trata-se de uma vasta área dedicada ao prazer dos sentidos, inserida no típico eixo Loures – Vila Franca de Xira e integrada na Região Vitícola de Bucelas, beneficiando da envolvência da mata do Paraíso e da ribeira de Alpriate e potencializada pelos cuidados jardins e pelo preservado espaço rural.



Localização

Ver mapa
Fechar mapa

Contacte-nos

Ligue-nos
219 520 909
966 369 860
Morada
Quinta do Serpa
Morgado
2626-608 Vialonga

Todos os campos são de preenchimento obrigatório